ARQUIVO

01 maio 2014

A Grande Beleza - Filme

"Viajar é util, exercita a imaginação. [...] Aliás, à primeira vista todos podem fazer o mesmo. Basta fechar os olhos. É do outro lado da vida.". É assim que começa o filme italiano "A Grande Beleza", de Paolo Sorrentino (La Grande Bellezza - veja o trailer abaixo).



O filme é do ano passado, mas apenas nesse início de 2014 tive a oportunidade de assistir. Fiquei sabendo dele a partir de uma cena que meu irmão enviou por email, da festa de 65 anos do personagem principal, Jep Gambardella. A cena é muito interessante, e foi o que me atraiu para buscar o filme completo. Depois descobri que se tratava de uma das primeiras cenas, uma festa altamente frenética, animada, exótica, sensual. A cena da festa contrasta com o restante, que se configura mais em uma reflexão do escritor (Jep) sobre sua busca de um significado para a alta sociedade de Roma. Tem uma influência explícita de Fellini, e críticas à sociedade burguesa, aos "fazedores" e ao conceito de Arte.
É uma produção bela, concordando com o título, e ganhou diversos prêmios e indicações, como o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e a indicação para a Palma de Ouro do 66º Festival de Cinema de Cannes. 
Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê seu pitaco! ;)